To display this page you need a browser with JavaScript support.

Clareamento sem prejuízos

Você quer que seus dentes fiquem mais brancos? A grande maioria das pessoas que habitualmente vão ao dentista tem esse mesmo desejo. Porém, é preciso ter muito cuidado; afinal, não faltam opções, desde produtos vendidos em supermercados até clareamentos com laser, e algumas delas pode não ser a melhor pedida.

Alguns produtos comercializados como clareadores, na verdade apenas ajudam na limpeza superficial dos dentes, podendo até torná-los menos amarelos, devido á remoção dos resíduos neles grudados, mas não clareiam em profundidade. Nesse grupo, estão alguns cremes, pós e fio dental clareadores.

Em geral, as pessoas vêem o clareamento como se alguém fosse pintar os dentes de branco. Mas o que realmente acontece é que a substância clareadora penetra no esmalte e dentina limpando em profundidade, devolvendo a cor natural dos dentes. Por isso, o grau de clareamento varia de pessoa para pessoa.

 

Cuidados

Qualquer que seja o tipo de clareamento, ele deve ter a supervisão do dentista. Produtos vendidos indiscriminadamente podem manchar os dentes ou causar reações indesejadas; afinal, dependendo da quantidade e do tempo de utilização, qualquer substância química pode ser tóxica. O clareamento não faz mal ao dente, desde que seja administrado por um especialista.

Todos os géis clareadores usados por dentistas funcionam através da oxidação dos materiais orgânicos do interior dos microcanalículos dos dentes, promovendo sua limpeza. O que difere são as concentrações e as substâncias a eles agregadas como conservantes, espessantes, estabilizantes ou desenssibilizantes.

Fotos da superfície dental, tiradas com microscópio eletrônico mostram que o gel clareador acrescido de fosfato de cálcio amorfo ajuda a reconstruir micro defeitos da superfície do esmalte. Já outra substância espessante usada em alguns géis, o carbopol, mostrou causar reação ácida podendo levar ao desgaste do esmalte.

Cabe ao dentista conhecer bem a fórmula de cada produto para escolher o melhor para seu paciente. Não se pode fazer clareamento quando existem cáries, tártaros ou restaurações infiltradas. Por esse motivo, só o dentista pode autorizar esse tipo de tratamento estético (geralmente depois do tratamento e limpeza dos dentes). Somente a superfície dental é clareada, permanecendo com a mesma cor as restaurações em resinas. Também não poderão ser trocadas, até que o efeito do agente clareador tenha passado permitindo a adesão da resina aos mesmos canalículos dentais que foram limpos. Alguns dias após o clareamento, o dentista dirá se as restaurações que ficaram com a cor diferente do dente clareado podem ser trocadas.

 

Onde fazer

Os métodos de clareamento externo podem ser basicamente divididos em dois tipos: feitos no consultório ou em casa, com supervisão semanal de um dentista. No método caseiro, o dentista confecciona uma moldeira de silicone que serve de suporte para o gel clareador que será utilizado pelo paciente em casa durante quatro horas diárias.


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.